Grandes, médias ou pequenas. Não importa. As bolsas continuam sendo um dos acessório mais querido. A paixão por elas continua da moda primavera-verão 2013. Elas deixaram de ser apenas um item funcional para se carregar pertences e transformou-se no acessório indispensável das mulheres. Há desde opções com tons pastel elétricos, bicolores e bloco de cores, tudo para deixar o visual bem animado, principalmente no verde, amarelo, laranja e azul. Para quem não quer destacar tanto a bolsa, a sugestão é investir num acessório mais neutro, com claras ou no “basicão” preto e branco.
Se os pés estarão ultra-coloridos, a tendência também se estende para as bolsas, mas com algumas mudanças nas tonalidades. O laranja, por exemplo, perde a força e aparece mais como um tom do salmão. Ao contrário, o amarelo ganha mais tonalidade, virando moda os tons puxados para o mostarda.
Uma das cores que prometem ser forte no verão 2013 é o azul Klein que há algumas temporadas estava em alta. A cor é uma referência ao artista Yves Klein que ficou célebre em seus trabalhos com essa tonalidade forte de azul.
O roxo, o vermelho e o verde virão em tons mais fechados, nem por isso menos intensos. Os tons que lembram a terra ganham grande espaço nesta estação e o básico preto e branco continuam com espaço garantido. Se gosta de estampas, se prepare, as texturas e pítons prometem compor um look moderno e cheio de estilo. Entre os materiais utilizados, o couro ecológico pode ser considerado a matéria-prima da estação, com recortes feitos a laser, costuras e metalizados.
Tamanho não é documento
As maxi bolsas continuam fazendo a cabeça das mulheres. Para o verão 2013, elas diminuem um pouco de tamanho. Mas só um pouco! Ganham estrutura e cores, ficando mais altas e menos largas. O mesmo acontece com os modelos estilo sacola e carteiro, que surgem com grandes bolsos como detalhe. As bolsas médias seguem esta mesma tendência.
Vai a uma festa? As bolsas para estas ocasiões chegam minúsculas, com aplicações de pedrarias e extremamente brilhantes, nos tons de nude, prata e dourado.
Alças para todos os gostos e estilos
A aposta dos grandes estilistas foi além das cores e tamanhos. Na última edição do São Paulo Fashion Week, por exemplo, as bolsas do verão 2013, apareceram com alças diferentes. Vitorino Campos ousou ao apresentar, na sua coleção, uma bolsa com alça para carregar na mão. A conceituada marca Chanel já havia sinalizado a tendência de alças diferenciadas. A bolsa chamada de Boy vem em versões com alças mais grossas.
Nem tão diferentes, mas com seu charme, as alças de correntes, tão procuradas no último verão, voltam com tudo na próxima estação. Nas bolsas pequenas ou nas grandes, elas podem ficar nos ombros ou transpassadas.
Além das alças, as bolsas, carteiras retangulares, clutches bordadas e baguetes ganham detalhes como laços, nós e flores. Uma bela referência aos anos 1950! Agora que você já sabe com que bolsa vai, não esqueça de caprichar também no visual ao sair de casa. Arrase!